terça-feira, 17 de abril de 2012

Indicação de Leitura: Livro Exegese do Novo Testamento - Uwe Wegner

Olá amigos!!!

Neste post sugerimos como leitura o Livro “EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO – Manual de Metodologia”, Editora Sinodal e Editora Paulus. Autor: Uwe Wegner. Estes livro faz parte da relação daqueles que Haroldo Dutra Dias nos indica para estudo do Evangelho1.

Exegese2: Comentários, explicação de textos (especialmente se aplica à interpretação gramatical e histórica da Bíblia).

"Este manual privilegia os diversos passos do método histórico-crítico, mas está igualmente atento para contribuições de outros campos. Pode ser adaptado a diferentes circunstâncias e tem em vista as pessoas que levam a sério a tarefa de auscultar a Palavra de Deus no passado e no presente. Ele recolhe a pesquisa e a experiência do autor, que trabalha há vários anos como professor do Novo Testamento na Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em São Leopoldo/RS. Conforme Uwe Wegner, o "fascínio da exegese reside também no fato de que a Bíblia nos interpreta. Ela é também sujeito de interpretação. Assim, à medida que vamos descobrindo coisas na e da Bíblia, ela vai nos descobrindo também. É precisamente esta dialética de interpretar e ser interpretado que dá ao labor exegético um gosto todo especial."


Link 1 (visualização de parte do livro):
2 MICHAELIS Moderno Dicionário da Lingua Portuguesa - Companhia Melhoramento, 1988

2 comentários:

  1. Escolheu muito bem a obra de exegese. Não poderia aconselhar melhor aos estudiosos sérios. Já a tenho há alguns anos e é uma obra de referência na matéria. Um abraço fraterno
    Margarida Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Olá Margarida, peguei esta indicação do Haroldo Dutra Dias na internet, nos vídeos dele, ele dá outras dicas fantásticas. Muita paz.

    ResponderExcluir

Comente!!!